“Tomada da posição, e Forte do Covello pelos Liberaes em 9 d’Abril

— Defeza do mesmo no dia 10.

Duas posições havia occupadas pelo inimigo, entre as linhas Miguelistas e Liberaes, que em verdade eram muito prejudiciaes aos sitiados, e protegiam qualquer tentativa do inimigo sobre as linhas de de feza da Cidade; isto mesmo foi lembrado em tempo; mas S. M. I., que então só contava com o pequeno Exercito desembarcado nas praias do Midêlo, limitou-se a mandar construir as linhas em circulo mais proximo á Cidade, equivalente ás poucas forças que tinha para as guarnecer, abandonando não só aquellas, mas outras muitas; porém quando conheceu a boa vontade dos habitantes, promptos a fazer todos os sacrificios pela causa da Rainha; quando vio que todos os homens sem excepção de idade, ou condição, correram a alistar-se nas bandeiras da Liberdade ; e finalmente tendo sido testemunha de que, aquelles novos Soldados tendo-se batido em campo como tropas aguerridas, não duvidou, não só estender as linhas de defeza, como em desapossar o inimigo das posições, que occupava em grave, prejuízo das operações dos Liberaes. • Senhores os Liberaes das posições de Lordello, Pinhal, Pasteleiro, Luz, e Antas, restava-lhe a do
Cowello; esta posição que dominava toda a linha dos Liberaes, desde a Agua-ardente até ao Serio, supposto que ao alcance das baterias do Monte Pedral, S.Braz, e Quinta dos Congregados, com tudo ella – não só podia proteger qualquer tentativa do inimigo pela garganta do Lindo Valle; mas estando em poder dos Liberaes, podiam estes causar muito damno no acampamento, e linhas do inimigo, construídas nas planícies de Paranhos.
A altura do Covello estava occupada por uma força Miguelina, composta dos Regimentos n.° 12, e 13 de Infanteria, um de Milicias, e um Batalhão de Voluntarios Realengos: o inimigo depois da derrota que sofreu no dia 24 de Março, ficou em expectação, e só passados 15 dias appareceu, tentando fortificar aquella altura, de uma maneira impenetrave[: então S. M. I. o enou que, as tropas Liberaes de salojando o inimigo, occupassem aquella posição.
Na tarde do dia 9 d’Abril, uma força de 600 homens, commandados pelo Coronel Pacheco, com posta de Caçadores n.° 12, e de Infanteria n.° 3, 9, e 10, dividida em duas columnas; a 1.° composta dos n.° 9, e 12 de Caçadores, achava-se formada na Cruz
da Regateira, e a 2.° composta dos n.° 3, e 10, estava formada na estrada do Serio; eram seis horas da tarde, S. M. 1., que na forma do seu costume, se achava presente, mandou que o inimigo fosse atacado; então o Coronel Pacheco fez avançar a passo accelerado a 1.° columna; dirigindo-se o 12 de Caçadores sobre a esquerda do alto do Covello, e o 9.° de Infanteria sobre a casa da Nora, aonde estava collocado um forte piquete do inimigo: ao mesmo tempo a 2.° columna se pôz em movimento, avançando parte do 10.° de Infanteria sobre a direita da mesma altura, e o 3.° de Infanteria sobre o monte da Secca, e o resto do 10.° marchava em reserva ao ataque da frente.
A boa ordem, celeridade, e valentia com que a tropa Liberal de repente cahio sobre o inimigo, que não esperava similhante, e trevido ataque áquella hora, se deveu o ficarem os Liberaes em poucos minutos senhores do monte do Covello, que as tropas do usurpador vergonhosamente abandonaram, deixando alli todo o material, com que tentavam completar as fortificações já começadas; estas foram imediata mente destruidas, e os materiaes empregados na construcção do reducto, contra a parte opposta; cuja obra n’essa mesma noite ficou adiantada, pela direcção e assiduo trabalho do Coronel de Artilheria, Costa, e pelo auxilio que voluntariamente prestaram os Voluntarios Provisorios de Santa Catharina…. ”                                 (continua)

Archibald Cary Coolidge

Inicia na Praça do Marquês e termina na Praça 9 de Abril (arca d’Água).
Custo: 6 euros
Necessário reserva, inscrições limitadas
Inscrições:https://aprenderporto.com/visitas-guiadas/
Grátis para crianças até aos 10 anos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s